BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM FINANÇAS COMPUTACIONAIS

BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM FINANÇAS COMPUTACIONAIS

Uma bolsa de pós-doutorado está disponível no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) financiada pelo Programa de Pesquisas em eScience da FAPESP. O pesquisador participará do projeto “Aplicação de técnicas de inteligência computacional e de análise de Big Data em um experimento com sistemas multiagentes na área de finanças”, a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Essex, Reino Unido.

Essa pesquisa pretende empregar diferentes técnicas de inteligência computacional (aprendizagem por reforço, algoritmos genéticos e lógica fuzzy) e análise de Big Data em experimentos de sistemas multiagentes (simulação do modelo baseado em agentes de um leilão duplo) de finanças. Os objetivos da pesquisa são: 1) investigar a capacidade das técnicas de aprendizado por reforço em modelar a aprendizagem e a evolução dos agentes nos mercados financeiros, 2) estudar o uso de índice de performance multicritérios para modelar o processo de aprendizado dos agentes, e 3) analisar as consequências do comportamento desses agentes para os mercados financeiros como um todo.

Inscrições serão aceitas até 02/05/2017 e devem ser feitas enviando e-mail para Prof. Cairo L. Nascimento Jr. (cairo@ita.br), Divisão de Engenharia Eletrônica, ITA. Os interessados devem enviar carta de interesse, Currículo Lattes e pelo menos uma carta de recomendação.

O valor atual dessa bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é R$ 6.819,30, com período de concessão de 18 meses.

O candidato deve ter obtido o doutorado em Finanças Computacionais ou em área similar há menos de 7 (sete) anos e ter experiência em finanças computacionais, inteligência artificial, análise de dados e sistemas multiagentes. Fluência avançada em inglês e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares são requisitos obrigatórios para os candidatos e devem ser comprovados.

Para mais informações sobre os requisitos e obrigações de um bolsista de pós-doutorado da FAPESP, acesse fapesp.br/en/postdoc.

Deixe uma resposta