Ciência, Tecnologia, Inovação & Sociedade (CTI&S)

Esta linha de pesquisa visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e inovação considerando os processos de construção e apropriação do conhecimento e seus impactos sobre os sistemas produtivos e a sociedade. Busca-se também estudar os mecanismos de criação, proteção e difusão da inovação tecnológica abrangendo os processos de prospecção e monitoramento de informações que permitam a construção de indicadores e de cenários que auxiliem gestores e formuladores de políticas de CT&I. Os principais temas de interesse dos pesquisadores que atuam nessa linha pesquisa são: políticas e indicadores de CT&I; gestão da inovação e da tecnologia; propriedade intelectual; estudos de prospecção tecnológica; estudos de CT&S – Ciência, Tecnologia & Sociedade; educação para CT&I; e análise de redes sociais.

Membros

Projetos de Pesquisa

  • Ciência, Tecnologia e Sociedade – Descrição: Apesar dos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ou estudos sociais da ciência e da tecnologia, não serem recentes, somente em meados dos anos 1960 e início dos anos 1970 o movimento CTS começou a se manifestar nos Estados Unidos, nas grandes economias da Europa e na América Latina.No Brasil, a abordagem CTS ganhou maior fôlego a partir da década de 1990, onde se percebe uma florescência de textos que abordam esta temática, oriundos, em sua esmagadora maioria, da área de ensino de ciência e tecnologia. De acordo com Mitcham (1990), os estudos CTS surgem como uma reconsideração crítica do papel da ciência e da tecnologia na sociedade, tanto em relação à visão essencialista da ciência e da tecnologia como em relação à visão interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, incentivando o questionamento das certezas tidas como absolutas sobre a ciência e a tecnologia, desvelando a sua não neutralidade, e tomando decisões mais coerentes em relação aos problemas nos quais os conhecimentos científicos e tecnológicos estejam presentes. Desse modo, este projeto visa investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade considerando os processos de construção e apropriação do conhecimento e seus impactos sobre os sistemas produtivos e a sociedade.  Docentes envolvidos: Alvaro Chrispino; Marco Antonio Barbosa Braga; Andreia Guerra de Moraes.
  • Tecnologia off-shore e subjetividade do trabalhador – Descrição: Esta pesquisa, concebida na interface entre a Psicologia do Trabalho e a Tecnologia, pretende dar continuidade a alguns estudos sobre condições de trabalho em plataformas offshore realizados anteriormente. Isso porque, particularmente na bacia de Campos, tem ocorrido uma grande ampliação do trabalho off-shore (relativo ao regime de confinamento em unidades marítimas), em função da tecnologia desenvolvida para exploração em águas profundas. Tal circunstância, que confere um diferencial tecnológico reconhecido internacionalmente, acarreta, todavia, nítidos impactos na subjetividade do trabalhador. Pesquisas realizadas nesse período mostram que a prospecção de petróleo em águas profundas eventualmente implica uma expressiva perda da qualidade de vida. O que se verifica é que as condições de trabalho embarcado produzem efeitos ligados à falta de satisfação e realização humana, afetando dessa forma a saúde física e mental do trabalhador. Ne sse sentido, a pesquisa, que conta com bolsistas de iniciação científica, segue uma metodologia qualitativa, cujo instrumento utilizado consiste basicamente em um questionário aberto, composto de questões que têm por objetivo perscrutar o ambiente off-shore em suas implicações quanto à psicodinâmica do trabalho realizado. Uma vez que o presente estudo pretende ampliar o entendimento acerca da maneira como a organização psicossocial do trabalho embarcado afeta o trabalhador que desenvolve sua prática laboral nas plataformas, o problema central a ser investigado gira em torno de quais seriam, então, as relações entre a maneira como o trabalho é organizado numa plataforma de prospecção de petróleo e a saúde mental do trabalhador. Docente envolvido: Alexandre Castro
  • Industrialização, aptidão e avaliação: o ensino industrial e a emergência da psicologia aplicada ao trabalho no Brasil – Descrição: Este projeto decorre de uma série de pesquisas realizadas no interior do Grupo de Pesquisa Subjetividade e História (Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq) vinculadas ao estudo de processos de emergência, constituição e institucionalização da Psicologia no Brasil. De fato, durante o levantamento de dados para a elaboração de verbetes do Dicionário de Instituições da Psicologia no Brasil (apoiado pelo PROCAD/CAPES), verificou-se que dentro do campo da Psicologia do Trabalho, a então Escola Técnica Nacional, situada no Rio de Janeiro, possuía uma relevância histórica que ainda não fora suficientemente investigada. Tendo em vista todo esse quadro, esta pesquisa tem o objetivo de investigar aspectos históricos relativos ao campo da Psicologia do Trabalho quando da organização da Escola Técnica Nacional, particularmente as contingências do surgimento da aplicação do teste de nível mental, na década de 40, voltado a identificar os alunos com aptidões específicas para a aprendizagem de ofícios técnicos. Docentes envolvidos: Alexandre Castro – coordenador; Marco Braga; Andreia Guerra.
  • Análise de Redes Sociais Aplicadas – Descrição: Nos últimos anos, a modelagem e a análise de redes sociais tem despertado o interesse de pesquisadores no mundo inteiro. Tal fato decorre tanto da aplicabilidade desse tipo de análise, quanto ao aparecimento de grandes redes colaborativas de compartilhamento de informações. Objetivos: desenvolver e analisar modelos de redes aplicadas à gestão de organizações, bibliometria, estruturas de colaboração científica, prospecção tecnológica, ciência política e mineração de processos. Docentes envolvidos: Rafael Garcia Barbastefano- coordenador; Cristina Gomes de Souza Leonardo Silva de Lima
  • Estudos de Prospecção e Monitoramento da Tecnologia – Descrição: Em um ambiente extremamente dinâmico, onde o desenvolvimento científico e tecnológico se verifica de forma exponencial, as tomadas de decisão dos gestores de tecnologia e de formuladores de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) se tornam bastante complexas. Os altos custos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a incerteza quanto à tecnologia que se transformará no projeto dominante (dominant design), dentre as várias tecnologias emergentes, faz com que organizações e govenos tenham que adotar mecanismos de monitoramento de informações e prospecção tecnológica a fim de mitigar os riscos de investimentos equivocados que possam comprometer sua competitividade e posicionamento no mercado bem como o desenvolvimento tecnológico do país. Os estudos de monitoramento e prospecção tecnológica podem ser desenvolvidos a partir da utilização de diversos métodos, de natureza qualitativa ou quantitativa, envolvendo análises bibliométricas, elaboração de cenários, inteligência competitiva, modelagem de sistemas dinâmicos, opinião de especialistas, análise de tendências, roadmap etc., podendo fazer uso ou não, de softwares específicos. Objetivos: Realização de estudos de monitoramento e prospecção tecnológica a fim de fornecer informações estratégicas para subsidiar tomadas de decisão por parte de gestores de tecnologia e formuladores de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação – C, T & I. Estão sendo realizados estudos voltados para prospecção de Novos Materiais estando o projeto aberto ao monitoramento e prospecção de outras tecnologias. Docentes envolvidos: Cristina Gomes de Souza; Rafael Garcia Barbastefano.
  • Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual – Descrição: A temática da Inovação vem sendo bastante discutida nos ambientes acadêmico, governamental e empresarial, tratando-se de um conceito transversal que perpassa todos os campos do conhecimento. Trata-se de questão estratégica para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social de regiões e países. A gestão da inovação tecnológica abrange as etapas de geração, proteção, negociação, comercialização e difusão de uma tecnologia, produto ou serviço no mercado. É um processo complexo e multidimensional que envolve uma rede de atores e que demanda o estabelecimento de políticas públicas de C,T & I bem como a construção de capacitação através da aprendizagem tecnológica. Objetivos: Realização de estudos relativos ao processo de inovação tecnológica e seus impactos nos diversos setores econômicos e na sociedade. Os estudos em andamento vêm abrangendo as seguintes temáticas: Modelos e mecanismos de inovação; Propriedade Intelectual; Indicadores de C,T & I; Transferência de Tecnologia, Capacitação e Aprendizagem Tecnológica; Redes de Colaboração; Impactos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Docentes envolvidos: Cristina Gomes de Souza – coordenador; Rafael Garcia Barbastefano.