Perguntas Frequentes
1. Em quais disciplinas devo me inscrever nas fases finais: Qualificação e Defesa?
Após o período de curso das disciplinas eletivas (atingindo o cumprimento dos créditos para integralização, cálculo do CR, disciplinas obrigatórias e estágio docência – se necessário) entra o período das disciplinas finais.
Os alunos de MESTRADO que aguardam a qualificação e que não tem mais disciplinas eletivas de interesse a cursar, devem se matricular em ATIVIDADE DE ESTUDO INTEGRADA até o trimestre da qualificação, onde se matricularão em SEMINÁRIO PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.
Neste caso, os alunos do DOUTORADO devem se matricular em DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PESQUISA até o trimestre da qualificação, onde se matricularão em SEMINÁRIO PARA TESE DE DOUTORADO.
Após a qualificação, os alunos de MESTRADO devem se matricular sempre em PESQUISA PARA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO até a defesa.
Neste caso, os alunos do DOUTORADO devem se matricular sempre em PESQUISA PARA TESE DE DOUTORADO até a defesa.
A qualificação (Título XIV da norma) é conduzida pelo orientador em seus trâmites, que confirma junto à secretaria as informações do evento para elaboração da ata.
Após o evento, a Ata e o trabalho da proposta devem ser encaminhados à secretaria para arquivamento e lançamento do conceito da disciplina “Seminário para Dissertação / Tese de Mestrado / Doutorado”.
Caso haja qualquer ocorrência, entre em contato com a secretaria sempre dentro dos prazos pertinentes.
2. Como é o processo de aprovação de banca e marcação de defesa?
Os alunos que já passaram pela qualificação e seguirão para a etapa da defesa deverão encaminhar ao seu orientador o formulário de solicitação de banca e o de produção acadêmica para deferimento e assinatura e enviar à secretaria via chamado: https://registro.cefet-rj.br/.
Importante as assinaturas eletrônicas nos formulários (via ICPEdu ou gov.br).
Link dos formulários: https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos
É necessário também a certificação de proficiência em língua estrangeira. As orientações para isso estão aqui no site (http://pppro.cefet-rj.br/index.php/proficiencia-em-linguas/?lang=pb)
Juntar a essa documentação o texto de defesa a ser apreciado pela banca.
Após essa etapa, a secretaria abrirá um processo de solicitação de aprovação de banca e marcação de defesa (que você poderá acompanhar), no qual o coordenador do curso encaminhará para aprovação.
Disciplinas obrigatórias, bem como Estágio Docência (para quem for necessário) já deverão estar com suas notas lançadas nesta fase.
3. Como proceder para o processo de diploma?
Com a realização de sua defesa, após realizar as correções solicitadas pela banca (se houver), o discente deverá solicitar a ficha catalográfica à Biblioteca Central para incluir em seu trabalho final, além de solicitar o nada consta.
Solicitações de ficha catalográfica – por e-mail: <bcficha.maracana@cefet-rj.br>
Requisição do Nada Consta – tutorial: http://www.cefet-rj.br/
Observe as normas de elaboração: https://dippg.cefet-rj.br/attachments/article/279/DIPPG_ManualElaboracaoDiss_Teses_Monogr.pdf
A documentação exigida para a abertura do processo de expedição do diploma está listada no documento “Solicitação de Emissão de Diploma”, disponível em:
https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos
Junto à essa documentação, acrescente o Requerimento de Diploma/protocolo DERAC, disponível na mesma página.
Os documentos devem ser assinados com assinatura eletrônica (gov.br / ICPEdu)
Serão necessárias assinaturas (discente e orientador) em alguns desses documentos listados.
Para o caso de envio de documentos autenticados, esse procedimento poderá ser feito administrativamente na secretaria da pós-graduação com apresentação de original e cópia.
Os documentos listados deverão ser enviados por chamado à secretaria, solicitando a abertura de processo de diploma. https://registro.cefet-rj.br/index.php