BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM FINANÇAS COMPUTACIONAIS

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM FINANÇAS COMPUTACIONAIS

Uma bolsa de pós-doutorado está disponível no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) financiada pelo Programa de Pesquisas em eScience da FAPESP. O pesquisador participará do projeto “Aplicação de técnicas de inteligência computacional e de análise de Big Data em um experimento com sistemas multiagentes na área de finanças”, a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Essex, Reino Unido.

Essa pesquisa pretende empregar diferentes técnicas de inteligência computacional (aprendizagem por reforço, algoritmos genéticos e lógica fuzzy) e análise de Big Data em experimentos de sistemas multiagentes (simulação do modelo baseado em agentes de um leilão duplo) de finanças. Os objetivos da pesquisa são: 1) investigar a capacidade das técnicas de aprendizado por reforço em modelar a aprendizagem e a evolução dos agentes nos mercados financeiros, 2) estudar o uso de índice de performance multicritérios para modelar o processo de aprendizado dos agentes, e 3) analisar as consequências do comportamento desses agentes para os mercados financeiros como um todo.

Inscrições serão aceitas até 02/05/2017 e devem ser feitas enviando e-mail para Prof. Cairo L. Nascimento Jr. (cairo@ita.br), Divisão de Engenharia Eletrônica, ITA. Os interessados devem enviar carta de interesse, Currículo Lattes e pelo menos uma carta de recomendação.

O valor atual dessa bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP é R$ 6.819,30, com período de concessão de 18 meses.

O candidato deve ter obtido o doutorado em Finanças Computacionais ou em área similar há menos de 7 (sete) anos e ter experiência em finanças computacionais, inteligência artificial, análise de dados e sistemas multiagentes. Fluência avançada em inglês e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares são requisitos obrigatórios para os candidatos e devem ser comprovados.

Para mais informações sobre os requisitos e obrigações de um bolsista de pós-doutorado da FAPESP, acesse fapesp.br/en/postdoc.

Leave a Reply